sábado, 5 de maio de 2012

Resenha: Deslembranças - Cat Patrick

Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

Assim que li a sinopse de Deslembranças, fiquei com vontade de ler, afinal este tema de perda de memória/ amnésia não são tão recorrentes nos YA, aí fiquei interessada. E quando comecei a ler o livro a confusão se instalou na minha mente e eu estava quase me sentindo como a própria London: sem entender bulhufas!

Mas vamos aos fatos. A história começa com os tais bilhetes que a protagonista deixa a si mesma, para relembrar o que aconteceu no dia anterior e para deixar dicas do que deve fazer, como não esquecer da prova de matemática marcada para aquele dia, ou colocar as roupas adequadas para educação física. O que acontece que é que, como naquele filme com a Drew Barrymoore, “como se fosse a primeira vez”, toda noite, ao dormir, London esquece o que aconteceu naquele dia. Assim, se ela conhece um garoto lindo com quem tem uma paquera, no dia seguinte ela não se lembrará dele. Por isto ela sempre faz os tais bilhetes.

A confusão maior no começo é que algumas coisa me pareceram inverossímeis, como o tal garoto que ela conhece, Luke, com quem começa a namorar no decorrer do livro. Tudo bem que ela sempre deixa bilhetinhos sobre ele, mas ela aceita bem demais todo dia de manhã aquele garoto estranho indo busca-la para leva-la a escola. E se dizendo seu namorado. Acho que eu fiquei esperando ela começar a pirar como acontecia no filme. Mas ela sempre se apaixona por ele e tudo fica bem.

Outra coisa que incomoda é a falta de explicação sobre os motivos de London ser assim. Lá pela metade do livro é explicado porque ela perde a memória. Mas pelo menos neste primeiro livro não sabemos por que ela sempre “lembra” o futuro. Se isto tem alguma explicação cientifica ou se é algo sobrenatural.

Mas tirando estes fatos confusos, eu adorei o livro. Depois que a gente se acostuma com o ritmo, começamos a curtir o romance de London e Luke, que é muuuuito fofo! Luke já um dos meus garotos preferidos! <3

Também há um certo mistério e uma revelação bombástica que deixa a leitura ainda mais interessante. E um bom gancho para o esperarmos ansiosas o segundo livro.

ISBN: 978-85-8057-162-2
Editora: Intrinseca
Páginas: 256

Nenhum comentário:

Postar um comentário